Dia do portador de Macapasso
Visite nossa página Facebook Visite nossa página Twitter
#medidadepulso Santa casa - São Paulo Santos - São Paulo São José do Rio Preto - São Paulo

TOME UMA MEDIDA DE PULSO

Em comemoração ao Dia do Portador de Marcapasso, 23 de setembro, cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha para orientar a população como identificar sua frequência cardíaca sem a necessidade de nenhum equipamento especial. Desta forma, é possível detectar alterações nos batimentos cardíacos, que podem ser indicativos de arritmias cardíacas.

Com o tema TOME UMA MEDIDA DE PULSO, médicos e profissionais da área de saúde vão orientar como medir a frequência cardíaca de forma bastante simples: pela medição dos batimentos no pulso

O número de batimentos cardíacos considerado normal, em adulto, está entre 60 e 100 por minuto, ou um batimento por segundo. Abaixo desse valor, quando ocorrem batimentos cardíacos lentos ou a pessoa apresenta sintomas como tonturas, escurecimento visual, desmaios, sente-se cansada e frequentemente ofegante, ela deve procurar um cardiologista para definição do diagnóstico. Pode tratar-se de um caso grave, com risco de vida e que necessite de um implante de marcapasso definitivo.

A iniciativa é da ABEC/DECA - Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). Mais informações no site www.deca.org.br.

Sobre a ABEC/DECA

A ABEC/DECA – Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) – é responsável pela área de implante de marcapassos, cardioversores desfibriladores implantáveis e ressincronizadores cardíacos no Brasil. É a referência do Ministério da Saúde para normatização sobre indicações para os dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis. As normas e portarias que tratam sobre o credenciamento de serviços e autorização de profissionais médicos para implante desses tipos de dispositivos ou próteses, via SUS, convênios e particulares também foram criadas e desenvolvidas pelo Departamento.

DECA

DECA Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial  |  ABEC Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial.

Rua Afonso Celso, n. 1178 - Cep: 04119-061 - São Paulo - SP | Telefone (11) 3045-4139

Copyright © - Todos os direitos reservado - Desenvolvimento JS Softcom