Deca Campanha Sobre seu Coração Últimas Notícias Dicas Links Contato   
|    Aumentar fonte Diminuir fonte    
 

O Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) foi fundado em 1986 por cardiologistas, cirurgiões cardíacos e outros médicos interessados no tema. Durante esses 25 anos, o DECA mantém seus objetivos de agregar, disciplinar e capacitar os profissionais da medicina envolvidos na área de estimulação cardíaca artificial.

Atualmente, o DECA conta com mais de 500 associados em todo o Brasil, que realizam em média 18 mil implantes de marcapassos, desfibriladores e ressincronizadores por ano, para pacientes previdenciários (SUS), particulares ou conveniados.

O DECA publica trimestralmente uma revista com artigos científicos produzidos sobre o tema da estimulação cardíaca artificial. A Relampa – Revista Latino Americana de Marcapasso e Arritmia – foi criada em 1988 e hoje é indexada pelo Lilacs, apresentando casos e pesquisas desenvolvidas pelos maiores nomes da área no Brasil e na América Latina. Para mais informações, acesse: www.relampa.org.br.

Se você quer ficar muito bem informado sobre as novidades da área de estimulação cardíaca artificial e também sobre as atividades e cursos oferecidos pelo DECA, cadastre-se no site e receba nossa newsletter.

No site do DECA você encontra mais informações sobre marcapassos, desfibriladores e ressincronizadores, tira suas dúvidas, conhece histórias de médicos e pacientes que implantaram dispositivos, acompanha notícias relevantes sobre estimulação cardíaca artificial, fica por dentro de eventos da área e participa da comunidade DECA.

Seja um associado do DECA. Conheça os benefícios e saiba mais: www.deca.org.br/associados.

 

Saiba muito mais

  • O DECA é a referência do Ministério da Saúde para normatização sobre indicações para implante de marcapassos, cardio-desfibriladores e ressincronizadores no Brasil.

  • As normas e portarias que tratam sobre o credenciamento de serviços e autorização de profissionais médicos para implante desses tipos de dispositivos ou próteses, seja via SUS ou convênios particulares, também foram criadas e desenvolvidas pelo DECA.

  • Desde 1996, para profissionais médicos exercerem a profissão no implante do marcapasso, a Secretaria de Assistência à Saúde estabeleceu como requisito principal ser membro habilitado ou especialista titulado pelo DECA.

  • O DECA é responsável pelo Registro Brasileiro de Marcapassos, Desfibriladores e Ressincronizadores Cardíacos (RBM), que foi o primeiro registro oficial adotado pelo Ministério da Saúde para ser preenchido pelo médico logo após o implante do marcapasso no paciente. Desde 1994, o RBM é considerado um eficiente sistema de controle de informações, que permite o cadastro e identificação do dispositivo implantado em cada paciente. Por meio do RBM, hoje é possível saber, por exemplo, o número de marcapassos implantados por região do Brasil, por hospital, além do sexo e idade dos pacientes que receberam o dispositivo, bem como o tipo de marcapasso implantado. Ele continua sendo utilizado pelo Ministério da Saúde principalmente para gerar dados necessários para o melhor aproveitamento dos recursos investidos na saúde cardíaca dos brasileiros.


Educação Continuada

Há mais de cinco anos o DECA promove o PRONE - Programa Nacional de Ensino, levando conhecimentos sobre temas relacionados à insuficiência cardíaca e morte súbita a profissionais da área médica em cidades de norte a sul do Brasil. Mais de 10 cidades e 850 pessoas já participaram do PRONE. Informe-se sobre os locais e datas dos próximos eventos no site do DECA.

 

Provas título para médicos

Um dos objetivos do DECA, presente em seu estatuto, é a habilitação do médico na área de marcapasso cardíaco. Assim, anualmente, o DECA realiza a prova para obtenção do título de membro habilitado ou clínico. Para saber mais informações sobre inscrições e resultados, acesse o site do DECA.

 

Participação em eventos e congressos

DECA procura estar sempre presente nos eventos de importância para a cardiologia brasileira e internacional, promovendo intercâmbio de informações sobre arritmia e estimulação cardíaca. Acesse o site do DECA para acompanhar a agenda de eventos e fazer sua inscrição com desconto em congressos e simpósios dos nossos parceiros: www.deca.org.br.

 
JsWeb & Sistemas